domingo, julho 30, 2006

dead man


Vou iniciar aqui o ciclo dos filmes da minha vida, ou se naufragasse numa ilha que filmes levaria comigo. Mas só para ver no cinema.

Se caminharmos com um morto, chegaremos são e salvos ao nosso destino?Dead Man, uma das obras-primas de Jim Jarmuch, é uma viagem ao mesmo tempo espiritual e física pelo grande desconhecido que é o Oeste Americano, essa terra de promessas onde se fazem e desfazem sonhos com a ponta de uma bala. Johnny Depp encarna a personagem William Blake, um pacato homónimo do grande poeta inglês, que, à procura de melhor sorte, parte para o oeste tentando recomeçar a vida. O que ele vai encontrar é, contudo, um pathos de auto-descoberta que mostra à personagem e ao espectador, as mudanças que se podem operar no ser humano num ambiente ao mesmo tempo poético e hostil.William Blake é acompanhado por um Índio, com instrução europeia , 'Ninguém', que está convencido que tem à sua frente a encarnação do poeta/pintor inglês. Cheio de referências mais ou menos óbvias para a longa lista de obras literárias que versam sobre viagens interiores, com uma fotografia notável a 'preto-e-verde' e uma banda sonora, composta por Neil Young, fabulosamente bem mesclada com as imagens, Dead Man encarna aquilo que poderá ser considerado como algumas das características mais importantes de uma obra: carácter, intemporalidade, força anímica.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Com um texto bem escrito, e com um conteúdo tão profundo e de efeitos tão contangiantes, só me apetece ver o filme - ou os filmes de que falarás!

O texto que escreveste parece o de um(a) crítico(a) de cinema, com um domínio da linguagem num sentido abrangente, que conhece com profundidade, não só a representação da vida, mas ela própria na sua poética...

Alguém disse que tudo o que dizemos acerca das coisas são interpretações, e reconheço-me nessa atitude perante a vida -o que me leva a que seja cada vez mais relativista mais interessado em me empenhar em interpretar "as coisas".

Será que esse filme existe para alugar?

Luís

julho 30, 2006  
Blogger Andreia Azevedo Moreira disse...

oi! E se é só para o ver em cinema onde posso eu fazê-lo? Fiquei curiosa para ver... Mas só em cinema :) Ao pé de mim há o Nimas que repõe filmes antigos... Virá para cá? Bjinhos

julho 31, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Só agora descobri quem foi o autor do texto; sou mesmo distraído...

Mas o meu parecer pouco muda.

Luís

julho 31, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Olá aos dois!
Luís estou muito cansada de escrever que fui buscar o texto a um site que está no link que diz "Pedro Homero". Eu também não conseguia escrever assim!...
Prima: não sei se há nos clubes de vídeo, o filme é a preto e branco, é uma questão de procurares, já é um filme muito antigo.

julho 31, 2006  
Blogger Andreia Azevedo Moreira disse...

Eu sei prima daí que falei no nimas ... Agora por exemplo está lá um filme "Profissão: Repórter" que foi realizado em 1975 por Michelangelo Antonioni!!! Daí eu pensar que o dead man tb pudesse vir :) (Duvido que encontre nos clubes de vídeo... eles só têm as últimas saídas e a brincar a brincar já passaram onze anos desde que esse filme saiu...) Mts bjinhos!

agosto 01, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial