quinta-feira, dezembro 06, 2007

tristeza

tristeza [e]

substantivo feminino


1. estado de quem sente insatisfação, mal-estar ou abatimento, por vezes sem razão aparente; melancolia; angústia; inquietação;

2. causa que provoca abatimento, estado depressivo ou nostalgia; pena; mágoa; aflição; consternação; saudade;

(Do lat. tristitìa-, «id.»)

(Fonte: http://www.infopedia.pt/)

Estou triste! Não percebo como é que as pessoas têm a coragem de SUBLINHAR os livros das bibliotecas, pior ainda, quando sublinham a caneta...

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Eu nem os livros mais escravos sublinho.
Faço da seguinte forma:
No final da primeira frase do período assinalo com X; no final do período assinalo com _

Eu não ficaria triste mas frustrado, por ler com a condicionante de não me poder abstraír do que os outros acharam importante e que eu naturalmente posso não achar.

Mas acho que a tristeza, como é definida aqui, é demasiado pesada para a cosntatação da falta de civismo de certas pessoas.

Fica feliz pelo facto de teres encontrado o "teu livro", mesmo que estragado.

Luís

dezembro 07, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

então e aqueles que desenham nos livros?
..........que vergonha........
especialmente se for eu a ter esta atitude! pois, isso quer dizer que o livro não vale nada e eu tive o AZAR de o camprar!!!
:)
Beijo grande linda.
Ad

dezembro 10, 2007  
Blogger Andreia Azevedo Moreira disse...

Sim prima isso realmente é de bradar aos céus. Sublinhar só os nossos livros. Esses confesso que muitas vezes sublinho mas são meus... Esses outros de que falas, património da biblioteca para que TODOS lhes tenham acesso são de todos e de ninguém. Não deveria haver esse tipo de comportamento egoísta e pouco cívico de riscar o que é de todos...

P.S. Assustei-me com o posto enquanto não percebi o motivo da exposição das definições!

Bjs

dezembro 10, 2007  
Blogger être et avoir disse...

Luís: Eu também não consigo sublinhar os meus livros sequer, normalmente tiro fotocópias e depois sublinho com canetas fluorescentes consoante a relevância do parágrafo, nunca esquecendo o objectivo final.

Ad: Ah! Então isso é um bom motivo para riscar!!! ;) Bjs!

Prima: Sublinharmos os nossos livros é óptimo, é saudável (quer dizer que conseguimos retirar algo interessante da leitura.) Agora nos livros "de todos" como tu referenciaste e bem, nunca! 1º- Tal como o Luís diz, poderá haver a hipótese de ficarmos influenciados pelo que a outra pessoa sublinhou anteriormente; 2º É horrível e desconfortante (por vezes até me desconcentro com isso...) Bjs

dezembro 10, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial