visita inesquecível à casa da cerca


Depois de dois dias seguidos com uma doença esquisita na barriga que me deitou à cama, pensei num bom programa para a tarde mais temida da semana - o domingo (por gerar uma espécie de amor/odio, ou será que poderei chamar de sofrimento por antecipação?!). Pois bem, fui até à Casa da Cerca em Almada, um sítio que recomendo a todos uma visita, de preferência num dia solarengo para se poder apreciar a magnífica vista para Lisboa, sobre o rio Tejo. Neste momento está patente uma exposição do José de Guimarães, um artista plástico com obras fantásticas, principalmente a pintura, aprecio muito a simbologia que utiliza nas suas telas. Esta exposição apresenta algumas das esculturas de José de Guimarães com néons, apesar do espaço limitar a apresentação das obras, é engraçado partilhar os objectos e as experiências do autor. Mas o melhor foi à saída, depois de visitar o Chão das Artes, com uma analogia de artistas plásticos que também se dedicavam à jardinagem e com muitas espécies de lindas flores, eis que me deparo com o próprio José de Guimarães em pessoa a passar por mim! Um momento Kodak é o que posso dizer.
8 Comentários:
Oi priminha! Que domingo tão bem passado! Espero que já estejas melhor da virose não identificada!! Mts bjinhos!
E o momento Kodak (para mais tarde recordar) fica, sem dúvida, aqui registado. Beijinhos
Prima: felizmente a virose não teimou em ficar! Cotovia: sabes, por acaso ele olhou para mim directamente, mas eu (cobarde) não fui capaz de dizer nada!...
Aprecio muito as obras de arte do José de Guimarães, mas o mesmo não o posso afirmar em relação ao próprio autor -simplesmente porque desconheço a "pessoa dele".
Na minha opinião, talvez seja mais fácil vislumbrar o tipo de pessoa que está por trás de uma ilustração infantil, é verdade?
Quanto aos artistas em geral, aqueles que conheço pessoalmente, transparecem uma personalidade que não se coaduna com a leitura das suas obras -no meu caso, em particular, as pessoas que vêm os meus quadros dizem que sou uma pessoa expansiva e alegre...???
Mas claro que se eu estivesse perto de uma personalidade como essa, essa aura manifesta de uma incógnita latente seria motivo de um certo "acanhamento". Mas para quebrar o gelo podia imaginar esse senhor com os originais pés das suas personagens e com um belo colar de neon, por cima de uma bela camisa vermelha. Nestas circunstâncias, estaria em condições de, até, entrevistá-lo para a minha tese...
Luís
Boa analogia Luis, fizeste-me rir! Mas o que dizes tem muita lógica e é um assunto que daria "pano para mangas" (como diz o ditado popular). Os artistas não são de todo o espelho das suas obras, talvez mostrem nas suas artes o que gostariam de ser ou fazer... Quanto aos ilustradores infantis que conheci, cada um com a sua personalidade e todos muito simpáticos - aliás só o gesto de mostrarem disponibilidade para se encontrarem comigo diz muito, não achas?!
Relativamente ao que disseste no fim, realmente devem ser pessoas muito simpáticas, talvez também por abrirem o seu íntimo - porque presumo que não terão falado filosoficamente, mas do que é próprio da ilustração infantil: os afectos incorporados na fantasia.
Com os meus entrevistados - que também foram muito disponíveis e pacientes - talvez não tenha acontecido o mesmo, porque as questões, apesar de incidirem sobre a essência da produção (como, suponho, que foram as tuas entrevistas), as pessoas elevaram o seu ego, puseram-se um pedestal, e falaram do tema, mas não da forma como vivem o tema.
Luís
Gosto imenso das obras de José de Guimarães, mas uma das facetas da pessoa dele foi uma decepção para mim. Fui a um seminário sobre papagaios em Sintra e ele era um dos convidados nesse encontro, para além de ter um ar de contrariado em estar ali, foi altamente grosseiro em atender o telemóvel enquanto estava na mesa moderadora. Ficou tudo de boca aberta. Não deu abertura para questionarem o seu trabalho, sendo "cuto e grosso" nas suas respostas...
Enfim, acho que o Luís tem razão, mais valia ele ter levado os colares de néon e as serpentes azuis e ter feito uma performance!
Beijinhos para ti Cat e para ti Luís :)
Lígia
Bem eu queria dizer "curto e grosso" ;)
Lígia
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial