sábado, dezembro 29, 2007

ILUSTRARTE

Ingrid Godon (Belga)
Sonja Danowski (Alemã)

Roger Olmos (Espanhola)


Carmen Uurquia (Espanhola)

Glenda Surelin (Italiana)

Laura Barella (Italiana)

Teresa Lima (Portuguesa)

Grażyna Lange (Polaca)


E para acabar o ano em grande, fui visitar finalmente a ILUSTRARTE - Bienal Internacional para a Infância no Barreiro. São 150 ilustrações originais, que nos guiam pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo. Os trabalhos expostos resultam da selecção de 50 ilustradores de 15 países, cujos trabalhos (3 por ilustrador) foram escolhidos por um júri internacional de entre 1360 candidaturas de 60 países. Ver estas ilustrações ao vivo é uma sensação indescritível. Vale muito-muito a pena. Este ano apresentam um pormenor muito engraçado, debaixo de cada ilustração seleccionada colocaram o livro infantil correspondente à diposição de todos, muitos deles não são editados em Portugal. Para quem gosta de histórias e contos.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Deve ser uma exposição fantástica, se toda ela tem a ver com o site que aqui colocaste. Quando acaba? Se puder vou ver, porque, realmente, ao vivo deve ser melhor.

Já agora, como observador adulto, penso que das ilustrações que vi, a maioria me sensibilizou, no sentido de reavivar umas certas reminiscências da infância; poderão elas proporcionar-nos um diagnóstico desse âmbito? Não serão as ilustrações importantes só se despertarem os afectos guardados na memória (e associada à vivência passada de um afecto positivo)? A razão é explícita, os afectos são subliminares na imagem, e emergem simplesmente porque essa imagem fez uma conexão com a memória mais subconsciente; mas quem produz essa imagem ilustrativa terá um trabalho, também ele interno, que fugazmente toma a forma racional de algo que se identifica com a realidade, mas cujo contexto é só imaginário...


Bom ano NOVO!
Luís

dezembro 30, 2007  
Blogger être et avoir disse...

A contemplação de uma ilustração infantil abarca uma série de sentimentos e nelas encontramos histórias do passado e histórias do presente. Não é por acaso que vemos hoje tantos adultos dedicados e devotos à ilustração para a infância.

Atenção que o site também apresenta outra parte desta exposição que já terminou e que pertenceu ao 1º Salão ILUSTRARTE do Livro Infantil. Mas todas estas ilustrações que aqui mostro estão patentes até ao dia 31 de Janeiro.

BOM ANO 2008!!!

janeiro 02, 2008  
Blogger être et avoir disse...

Ah! Mais uma coisa, eu comprei o catálogo que saiu há uns dias atrás com o Público por 10 Euros. Não sei se existe alguma loja do Público aí na tua zona Luís, mas quando nos encontrarmos novamente eu levo para tu veres.

janeiro 02, 2008  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial