segunda-feira, fevereiro 25, 2008

o estado da arte

Violência nas escolas por Alice Vieira

Li num jornal que a senhora ministra da Educação está contente. E, quando os nossos governantes estão contentes, é como se um sol raiasse nas nossas vidas.
E está contente porque, segundo afirmou, a violência nas escolas portuguesas, afinal, não existe.
Ao que parece, andamos todos numa de paz e amor, lá fora é que as coisas tomam proporções assustadoras, os nossos brandos costumes continuam a vingar nos corredores de todas as EB, 2/3, ou como é que as escolas se chamam agora. Tenho muita pena de que os nossos governantes só entrem nas escolas quando previamente se fazem anunciar, com todas as televisões atrás, para que o momento fique na História. É claro que, assim, obrigada, também eu, anda ali tudo alinhado que dá gosto ver, porque o respeitinho pelo Poder é coisa que cai sempre bem no coração de quem nos governa, e que as pessoas gostam de ver em qualquer telejornal.
Mas bastaria a senhora ministra entrar incógnita em qualquer escola deste país para ver como a realidade é bem diferente daquela que lhe pintaram ou que os estudos (adorava saber como se fazem alguns dos estudos com que diariamente se enchem as páginas dos jornais) proclamam. É claro que não falo daquela violência bruta e directa, estilo filme americano, com tiros, naifadas e o mais que houver.
Falo de uma violência muito mais perigosa porque mais subtil, mais pela calada, mais insidiosa.
Uma violência mais "normal".
E não há nada pior do que a normalização, do que a banalização da violência.
Violência é não saberem viver em comunidade, é o safanão, o pontapé e a bofetada como resposta habitual, o palavrão (dos pesados...) como linguagem única, a ameaça constante, o nenhum interesse pelo que se passa dentro da sala, a provocação gratuita ("bata-me, vá lá, não me diga que não é capaz de me bater? Ai que medinho que eu tenho de si...", isto ouvi eu de um aluno quando a pobre da professora apenas lhe perguntou por que tinha chegado tarde...)
Violência é a demissão dos pais do seu papel de educadores - e depois queixam-se nas reuniões de que "os professores não ensinam nada".
Porque, evidentemente, a culpa de tudo é sempre dos professores - que não ensinam, que não trabalham, que não sabem nada, que fazem greves, qualquer dia - querem lá ver? - até fumam...
Os seus filhos são todos uns anjos de asas brancas e uns génios incompreendidos.
Cada vez os pais têm menos tempo para os filhos e, por isso, cada vez mais os filhos são educados pelos colegas e pela televisão (pelos jogos, pelos filmes, etc.). Não têm regras, não conhecem limites, simples palavras como "obrigada", "desculpe", "se faz favor" são-lhes mais estranhas do que um discurso em Chinês - e há quem chame a isto liberdade.
Mas a isto chama-se violência. Aquela que não conta para os estudos "científicos", mas aquela da qual um dia, de repente, rompe a violência a sério.
E então em estilo filme americano.
Com tiros, naifadas e o mais que houver.

6 Comentários:

Blogger Andreia Azevedo Moreira disse...

Ah GRANDE Alice Vieira! É isso tudo... INFELIZMENTE. Força prima e todos os outros Profs deste país. É sem dúvida uma das profissões mais duras actualmente.

fevereiro 26, 2008  
Blogger Andreia Azevedo Moreira disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

fevereiro 26, 2008  
Blogger Andreia Azevedo Moreira disse...

Fui eu que apaguei o comentário prima saiu a duplicar.

fevereiro 26, 2008  
Blogger être et avoir disse...

Pois é, priminha!Obrigada por compreenderes! Infelizmente nem todos pensam assim e continuam com a velha conversa de que os professores não querem fazer nada! :S Enfim...

fevereiro 26, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

O problema do ensino é também a violência com que o ministério trata os professores:

http://idolatrica.blogspot.com/2008/02/ensino.html

http://idolatrica.blogspot.com/

Luís

fevereiro 27, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

Desculpa estar a infiltrar-me com estes links, mas acho que são oportunos:

http://idolatrica.blogspot.com/

Repara para o último vídeo que o autor do blog colocou.

Luís

março 07, 2008  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial