quarta-feira, novembro 23, 2005

a incansável e exigente escrita!


Face ao meu silêncio temporário, venho aqui explicar a razão do mesmo. É que fui atingida, subitamente por uma não escrita ou por outras palavras o tema para escrever aqui no blogue não fluia assim como tem acontecido. Entretanto resolvi ler um texto de Roland Barthes que, a meu ver é muito interessante. O livro chama-se "O Rumor da Língua" e fala deste acto tão dificil a que chamamos escrita. Fica aqui o conselho a quem se interessa por este tema.Roland Barthes (Estrasburgo, 1915 - Paris, 1980)Crítico literário francês. Inspirado na linguística de Saussure e Bloomfield, funda a revista Théâtre Populaire, é o animador do movimento da Nova Crítica e trabalha como director de estudos na École Pratique des Hautes Études. A sua obra, ampla e variada, caracteriza-se inicialmente pela reflexão sobre a condição histórica da linguagem literária (O Grau Zero da Escrita). Em diversos livros tenta demonstrar a pluralidade significativa de um texto literário e a sobrevalorização do texto em vez do signo (S/Z; Sade, Fourier, Loyola; O Prazer do Texto; etc.). Como sociólogo pertence à corrente estruturalista que caracteriza uma boa parte da intelectualidade francesa durante duas ou três décadas. Há que citar também, entre as suas obras, Mitologias, Ensaios Críticos, Roland Barthes por Roland Barthes (autobiografia irónica) e Fragmentos de Um Discurso Amoroso (estudo linguístico sobre o sentimentalismo).

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sister,
Andas a ler essas coisas complicadas depois dizes que não tens vontade de escrever.
Se queres ler essa literatura de cordel enrolado lol:, deves intercalar com algo mais light, tipo "Sporting: Esforço, Devoção e Sofrimento- 100 anos de História"; "The Gift: A Biografia - De Alcobaça aos MTV EMA" (não inclui as festas depois da cerimónia); "Livro Branco Sobre Educação" Autor Ministério da Educação (Está mesmo em branco).
Bjs e bom final de semana

novembro 24, 2005  
Anonymous Anónimo disse...

Ok! Só mesmo tu para me fazeres rir aqui na terra dos macacos!!! Vou seguir o teu conselho! Bjs a todos e bom fim de semana!

novembro 24, 2005  
Blogger Carla Motah disse...

Pois, se o tivesses que ter lido na Faculdade, agora já não achavas tanta piada...:)
Saussure e Barthes causam alguns arrepios pela quantidade da sua bibliografia que o pessoal da FLUL teve de ler, mesmo concordando com s suas ideias.
Mas enfim, já passou tanto tempo...
Beijinhos e boas leituras.

novembro 24, 2005  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial